LOCAÇÃO DE CÃES EM SÃO PAULO instaurado Inquérito Policial para investigar Haddad



Após email enviado ao GECAP (GRUPO ESPECIAL DE COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS E DE PARCELAMENTO IRREGULAR DO SOLO URBANO) coordenadora do Movimento Crueldade Nunca Mais, Lilian Rockenbach, a promotora de justiça Dra. Vânia Tuglio decidiu mandar instaurar inquérito policial para investigar a Prefeitura de São Paulo.

Tal decisão foi informada através do ofício 0916/15, no momento em que agradece as informações prestadas , informa que foi instaurado o inquérito policial 122/15, pela 1º Delegacia de Polícia da Divisão de Investigação sobre Infrações de Maus Tratos a Animais e Demais Infrações Contra o Meio Ambiente.

Na solicitação de investigação enviada ao Ministério Público, pela coordenadora do Movimento Crueldade Nunca Mais. Ocorre que desde janeiro de 2015, vem utilizando cães de aluguel para a segurança do Cemitério da Consolação, conforme matéria publicada no G1. Tal atividade não pode ser oficialmente implantada pela Prefeitura de São Paulo, porque a locação é cães é uma atividade econômica irregular e não regulamentada, Além disso em uma visita surpresa no cemitério, a perita criminal Andréa Freixeda, constatou os maus tratos praticados pela Prefeitura.

"Segundo o laudo, durante a noite os animais ficam presos a cabos de aço nas entradas do cemitério para inibir as tentativas de furto, em clara situação de risco de ferimentos e enforcamento. Durante o dia, são recolhidos a espaços restritos, onde ficam confinados sem a adequada proteção de sol ou chuva. “São cinco canis totalmente precários, inadequados. São corredores estreitos, fechados com compensados frágeis, com muita umidade, lama e pouca ventilação. Em quatro deles não encontramos água ou alimento”, descreveu a perita judicial Andréa Freixeda. “Alguns utensílios para alimentação estavam armazenados dentro de um túmulo, ao lado de uma urna aberta, com ossada humana. Os maus-tratos já se refletem na pele dos animais, com sinais de alergia, alteração do pelo, além da aparência geral de fragilidade”.

Mesmo de posse de tal laudo pericial, a edição do dia 12/07/15, a Revista Folha de São Paulo , publicou a reportagem: "Cães guardarão cemitérios do Araçá e da Consolação; conheça seu ofício" informando que a Prefeitura de São Paulo fará, neste mês de Julho, uma licitação para contratar vinte cães para segurança dos cemitérios do Araçá e da Consolação, onde oito canis já foram construídos.

Vale lembrar que no mês de Junho, o prefeito Fernando Haddad, vetou o projeto de lei 55/15, que proíbe a Locação de Cães no município de São Paulo.

O Movimento Crueldade Nunca Mais está trabalhando para derrubar o veto de Haddad à proibição dessa prática cruel, que não é autorizada pela Polícia Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário